segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Já bebeu água HOJE? Veja a importância desta riqueza!

Olá meninas!! Tudo bem com vocês? Como passaram de fim de semana? Descansaram bastante? Nós fomos para o sítio, respirar um ar puro, soltar a Babizinha (minha filha de 4 patas) para correr no campo sem limite nem hora! Comemos frutas do pé, vimos filhotes de porquinho...nossa faz tão bem pra alma!!=)
Hoje vim alertá-las e lembrá-las da importância da água em nosso organismo! 


Praticamente 70% do nosso corpo é constituído por água, então água perdida na urina, suor tem que ser reposta, e se sua urina está escura, seu corpo está pedindo: UM COMO DE ÁGUA POR FAVOR!!= O

Podemos sobreviver sem alimento por vários dias até semanas, mas uma desidratação por um longo período pode levar a morte, pois a água desempenha um papel fundamental na manutenção do equilíbrio orgânico e das reações químicas que ocorrem no corpo tanto em repouso quanto durante o exercício físico.
Sempre tive muitas infecções de urina e um dos motivos adivinhem? FALTA DE ÁGUA!
Quando sinto que estou com as mãos secas, garganta seca, gente, me sinto muito mal, pode saber que nem lembro a última vez que bebi água, vou correndo logo tomar 2 copos, como se adiantasse!!!
O que tenho feito pra amenizar essa angústia de não estar bebendo água da forma que deveria é manter uma garrafa de 1,5 do meu lado!!Não é todos os dias que consigo acabá-la, mas quase pelo menos!!!

Esta imagem não é meramente ilustrativa!hehe
Devemos beber água mesmo quando não estamos com sede, tornar isso uma rotina diária!!! Este lembrete da garrafa ao nosso lado tem me ajudado muito!

 E ao se exercitar, qual é a melhor hora para beber água ?

E sempre fica aquela dúvida: beber água antes, durante ou depois do exercício? Tanto faz, o importante é que a pessoa se sinta bem e esteja sempre hidratada. Varia de acordo com a pessoa. É importante que ela esteja 100% hidratada. Se ela não bebeu água antes do exercício, é importante que, durante o treino ou depois, ela se hidrate. Tem gente que vai para a academia e bebe água durante a corrida e passa mal. Se isso acontecer, ela deve beber água depois. O importante é repor a água que se perde.

Para evitar a perda de tantos sais minerais e da água em si durante uma atividade aeróbica, como a corrida, o ideal é beber 200 ml a cada 20 minutos (mas isso depende muito, se for um dia quente e seco é preciso de mais líquido). Se você se exercitar por mais de 1 hora, 1 hora e meia, não custa nada beber isotônicos, para repor os sais minerais eliminados no suor. Nesses casos, prefira beber água de coco que é um isotônico natural.

Eu mesma, não posso tomar muita água antes da minha caminhada se não passo mal, tomo um gole antes, e depois de terminar bebo bastante água.

Agora veja os 5 motivos para beber água segundo o Bem Estar:

1- Ajuda a emagrecer
De acordo com a nutricionista funcional Gabriela Maia, a água é essencial no processo de emagrecimento. “O consumo regular e diário ajuda na eliminação de toxinas através da urina e das fezes, permitindo que o organismo equilibre suas funções. Além disso, o organismo pode confundir fome com sede. Quando sentir aquela “ fominha” no meio da tarde, beba um copo de água antes de comer, assim você se sentirá saciada por mais tempo”, diz a nutricionista.

2- Mantém pele, unhas e cabelos bonitos
A médica ortomolecular Lila Valente, da Clínic Med, explica que todos os órgãos sofrem com a perda de líquido corporal. “A pele é o primeiro a sentir os efeitos da falta de água no organismo. Avaliando suas características podemos perceber se a pessoa bebe água regularmente, já que casos de desidratação leve já podem provocar a diminuição do tônus, textura e elasticidade da pele”, diz a médica.

3- Evita inchaço e retenção de líquidos
Se você costuma se sentir inchada, beber água deve ser um hábito comum como escovar os dentes: “Bebendo água ao longo do dia você evita que o organismo retenha o sódio, grande responsável pelo desconforto do inchaço”, explica Gabriela Maia. Ela explica que beber os tais dois litros de água recomendados também ajuda a amenizar a celulite. Gabriela Maia também sugere as águas aromatizadas: “Antes de dormir, coloque rodelas de limão, laranja folhas de hortelã em uma jarra com dois litros de água, conservando-a na geladeira. No dia seguinte você terá uma bebida refrescante e livre de calorias”, recomenda a nutricionista.

4-Evita dores de cabeça e mau humorSegundo Lila Valente, é preciso, sim, beber dois litros de água todos os dias. “Esquecer ou deixar de beber água no dia a dia pode provocar dores de cabeça, vômitos, náuseas, diarreias e febre”, diz a médica. Gabriela Maia explica que a desidratação leve, causada pela falta de água diária é mais comum do que imaginamos. “O simples fato de sentir sede é um indício que o organismo está com o estoque de água abaixo do recomendado e começa a entrar em estado de desidratação. Por isso, não espere sentir uma sede desesperada para beber água”, diz a nutricionista funcional. Estudos recentes indicam que uma desidratação leve (com a perda de apenas 1% de água) pode afetar o humor, provocando até ataques de raiva.

5- Previne problemas nos rins
Quanto menos água uma pessoa bebe, maiores os riscos das substâncias formadoras dos cálculos renais se unirem, formando as chamadas pedras nos rins. Estudos indicam que quem já sofreu com o problema, mas aumentou a ingestão de água, é capaz de reduzir em 60% o desenvolvimento de novos cálculos nos rins. “A água também ajuda a hidratar as fezes e eliminar toxinas através da urina”, diz a nutricionista Gabriela Maia.

Vá beber água agora vá! Providencie uma garrafinha, nem vai ocupar espaço nessa mesa cheia de papel...rsrsrs!É uma ordem de quem quer seu BEM!=))


Obrigada pela visita, participe do blog, comente!!É muito importante para mim!!BEIJOS e até logo!

8 comentários:

  1. Que legal!!! Adoro seu blog!! Matérias muito interessantes, ótimas dicas!! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!Muito obrigada!Se inscreva no blog e face!!!Um beijo!

      Excluir
  2. Adorei lu!! Muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!muito obrigada!Se inscreva no blog!BEijos

      Excluir
  3. OIII, realmente a agua é de suma importancia pra nossa vida em todos os aspectos né!?
    Depois de ler o texto do blog, vou me policiar mais, beber pelo menos os 2 litros necessarios,rs...Parabens pelo blog,sempre com dicas muito inspiradoras!!!
    bj.( Renata)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!Muito obrigada!!Que bom que tem gostado!!é muito importante para mim!!!!Se inscreva no blog!!Beijossssss

      Excluir
  4. Gostei bem legal...tenho que ler
    isso toda hora...pois quase não bebo água.
    Boa post!
    Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Dani!Pois é menina!!DEixa a garrafinha do seu lado, é mais fácil de lembrar~!!Beijoss

      Excluir